Web Rádio Xingu Gospel
Publicidade
São Félix do Xingu/pa
Min.
Máx.
Serra diz que câmbio está bem do jeito que está
15/07/2018

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou nesta sexta-feira, 10, que o movimento recente de valorização do câmbio não é preocupação neste momento. "Estou fazendo uma avaliação do ponto de vista de comércio exterior. O câmbio está bem do jeito que está. Claro, se sobrevalorizar, o comércio exterior fica menos fluorescente, mas no momento não é problema", disse, após a participação no 16.º Seminário sobre Comércio Internacional, promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (Ibrac).

Antes, em palestra, Serra havia afirmado que qualquer novo ciclo de sobrevalorização cambial pode prejudicar, novamente, a expansão das exportações e a economia. Perguntado pelos jornalistas se existe taxa de câmbio ideal, ele respondeu que "isso é discussão de economia". Na palestra, o ministro das Relações Exteriores afirmou que a China é prioridade para o Brasil, até porque o maior parceiro comercial do País hoje é o mercado chinês e que é preciso saber melhor o que se quer no âmbito comercial. "Temos de homogeneizar e dar mais consistência às nossas negociações", disse.
Sobre a posição que o Brasil tomará no reconhecimento da China como economia de mercado, Serra declarou que o tema é avaliado e também o País acompanha o que outras nações farão. "Precisamos pensar que, com China reconhecida, o antidumping vai perder vigência. Este é um problema que teremos sem dúvida nenhuma", falou.

A repórteres, Serra explicou que, se tivesse uma decisão, "não falaria", mas que os setores que podem vir a ser afetados já pensam no assunto e que é uma questão internacional. À imprensa, ainda admitiu que o governo tem intenção de renovar o acordo automobilístico com a Argentina.

Entretanto, Serra afirmou achar ineficiente mudar as regras agora, embora queira estender mais o prazo de vigência do acordo "Eles têm razão num ponto quando se vê a diferença entre o que o Brasil exporta e o que a Argentina exporta. Mas isso é uma questão da macroeconomia brasileira e não de política econômica", disse.

Serra ainda disse que deve ir ao Uruguai em algum momento como parte da agenda como chanceler.  

Fonte: uol
Programação automática
14:00 as 17:30
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
venida para Barrio São Francisco - São Félix do Xingu/pa
Ligue agora
(94) 8420-1222
Horário de atendimento
08:00 AS 18:00 HS